Match da energia

Indicadores de Match

Os indicadores de Match representam por meio de números o alinhamento entre a operação real do sistema elétrico e o resultado calculado pelos aplicativos oficiais de otimização e formação de preço da energia elétrica.

Quanto maior o match, mais otimizado se encontra o sistema elétrico e menor será a conta de luz!

Para medir este match foram avaliadas 4 variáveis, que podem ser divididas em dois grupos:

  • variáveis que são previstas pelo modelo e que não podem ser alteradas pelo operador do sistema, que são o consumo e a geração eólica, e
  • variáveis que são otimizadas pelos aplicativos, buscando a operação do sistema com menor custo, que são a geração hidroelétrica e termoelétrica.

Como é calculado o Match?

Para entender os indicadores de Match vamos “simular” o caso prático abaixo para uma usina térmica, onde o aplicativo otimizou a operação e decidiu gerar 100 MWh nesta usina. Na prática, porém, a térmica gerou 80 MWh.

A diferença entre a geração programada pelo aplicativo e a geração real foi de 20 MWh, representando uma diferença percentual de 20%, quando comparado com a geração programada.

Neste caso, portanto, o Match entre a geração programada pelo aplicativo e a geração realizada foi de 80%.

Neste caso, o Match entre a geração programada pelo aplicativo e a geração realizada foi de 70%.

Em uma segunda situação a usina gerou 30 MWh acima do planejado, conforme figura abaixo.

Seguindo o exemplo, considerando que estas duas situações ocorreram para a mesma usina em duas horas seguidas. Na primeira hora a usina gerou 20 MWh abaixo do programado e na segunda situação a usina gerou 30 MWh acima do esperado. No líquido a usina gerou 10 MWh acima do esperado.

Então o desvio foi de 10 MWh / 200 MWh = 5%?

Não!!!

O Match considera a aderência entre o programado e o realizado na menor granularidade possível, ou seja, para cada usina e para cada hora. Em outras palavras, uma diferença positiva de uma hora não compensa uma diferença negativa de outra hora. O mesmo acontece para as usinas. O desvio positivo de uma usina não compensa o desvio negativo de outra usina. O objetivo é medir a assertividade das ordens dos aplicativos em cada usina e em cada hora, pois o preço da energia é diferente em cada hora.

Assim, a diferença total das duas horas foi de 30 + 20 = 50 MWh, que corresponde a 25% da geração programada (200 MWh).

Neste caso, o Match entre a geração programada pelo aplicativo e a geração realizada nas duas horas foi de 75%.

A figura abaixo apresenta um exemplo de cálculo da diferença para uma usina em um dia.

 A cada hora é calculada a diferença entre a geração programada pelo aplicativo e a geração realizada. As setas cinzas representam as diferenças absolutas. Todas estas setas são somadas e reduzem o match desta energia para este dia.

Os cálculos dos desvios são realizados de forma absoluta por usina e por hora para a geração hidroelétrica e para a geração termoelétrica, como apresentado na figura abaixo.

Os cálculos dos desvios são realizados de forma absoluta por submercado e por hora para a geração eólica e para o consumo, como apresentado na figura abaixo.

Dúvidas ou sugestões?

Entre em contato com a Abraceel e a Volt, teremos prazer em conversar com você.

Quer saber mais do assunto?